Boas práticas em programação

code_complete_br.jpg

Já faz um tempo que li esse livro e achei muito interessante. Queria ter postado antes. Ele fala sobre boas práticas na programação e no desenvolvimento (servindo tanto para programadores quanto para gerentes de projeto). Você já tentou explicar para alguém que estava participando do mesmo projeto que você que ele precisava usar o mesmo padrão de nomenclatura que todos da equipe, só que não sabia dizer o porquê (exceto que era por ser melhor para a equipe)? Ou quando intuitivamente você sabe que é preciso usar chaves em um bloco com if para melhorar a legibilidade de um código, só que não sabe dizer porque isso é bom (ok, exemplo tosco, mas é o melhor que eu consigo pensar!)? No livro coisas deste tipo são analisadas e mostradas com base em estatísticas nos ambientes de desenvolvimento diversos, tendo exemplos também da NASA e da IBM!

É leitura altamente recomendada para quem não acredita que Coding Standard é um requisito necessário para qualquer projeto. É claro que também é leitura para todos que querem aprimorar seus conhecimentos nessa área!

O autor mostra problemas encontrados nas mais variadas linguagens e ambientes de desenvolvimento de forma divertida e consciente, fruto dos vários anos de experiência. Leiam e depois me digam o que acharam!

P.S.: O livro em inglês é esse aqui para quem preferir.

One thought on “Boas práticas em programação

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.