Ubuntu 8.10 – Intrepid Ibex

Enquanto os outros artigos não vêm, vou enrolando vocês com notícias! 😛 

Acabou de sair a atualização do Ubuntu Linux, a versão 8.10 Intrepid Ibex. Eu fiz a atualização através da minha versão 8.04 instalada e foi bem suave (foram cerca de 1600 pacotes atualizados – cerca de 1.3 GB – argh! – máquina de desenvolvedor é f*da! tem muita tranqueira instalada!). Ainda não percebi muita diferença, mas a qualquer novidade, eu aviso!

Ah, se você tem placa nVidia mais antiga, parece-me que há algum problema com os drivers, pelo que eu li por aí.

Qualquer problema, é só falar que eu ajudo! Sabem onde me encontrar!

Hmm… faz tanto tempo que eu não instalo um Debian como desktop… acho que me acostumei com o Ubuntu!

4 thoughts on “Ubuntu 8.10 – Intrepid Ibex

  1. Kenzo,

    Eu fiz a atualização do 8.04 para 8.10 e achei uma “caralhada” de erros: primeiro, com a atualização que não funcionou por si só, mas tive que baixar o “alternate CD” e fazer a instalação por ele.

    Depois, quanto a atualização terminou, o meu GDM tinha ido para o espaço; agora, estou entrando no meu GNU/Linux através da linha de comando (Ok: é mais “romântico”!) e com vários problemas com o meu Gnome. Só para listar alguns: não hiberna ou suspende, não desliga o computador, vez ou outra diz que o applet de som não foi encontrado, minha máquina perdeu desempenho em aplicações de vídeo, meu menu “Screen and Graphics” simplesmente foi desinstalado, meu brilho (do monitor) não pode mais ser ajustado por applet (apenas por linha de comando) e meu “sudo” não funciona para a maioria dos comandos (problema de Id).

    Infelizmente não estou para pensar nisso agora: depois que acabar o meu Projeto de Formatura, volto a arrumar o meu GNU/Linux. Mas é a terceira vez que uma atualização dá errado comigo: uma com o Fedora, duas com o Ubuntu.

    Atualuzação NUNCA MAIS!

    • @Elefantinho: Hmm… bizarro! 🙂

      Aqui funcionou normalmente para várias pessoas. Um que deu problema foi por causa da placa de vídeo nVidia. O outro foi porque não fez todas as atualizações antes de fazer a migração para a versão 8.10. No seu caso, acho que zoou tudo mesmo. Mas se precisar de ajuda para arrumar é só falar (eu tentaria fazer aptitude upgrade para ver se arruma).

  2. Pelo que a Má falou, na comu do ubuntu tem mta gente que reclamou. Para mim a atualização ainda é muito instavel e não existe um sistema de restauração de modo fácil para usuário leigo o que prejudica quem não entende muito do assunto. Eu ainda fico “assim assim” para indicar o linux por conta de coisas assim. Apesar dele ter melhorado muito na ultima década (principalmente a instalação) ele não é muito amigavel quando algo da errado ^^

    A Maíra ferrou também o Linux dela durante uma atualização, mas no caso a versão dela era mais antiga (data de ums 10 meses)

  3. @Edson Vicente Carli Junior:

    Eu não acredito que o Linux seja para leigos, nem enxergo o dia em que vá ser. O foco dele é outro, e por isso mesmo eu normalmente indico para quem é desenvolvedor ou um aficcionado por computador. Está mais fácil hoje? Sim, de fato está, e isto é bom pois ajuda muitas pessoas a aprenderem um S.O. que pode dar liberdade (em muitos sentidos e direções diversas).

    Acho que quem usa Linux normalmente é porque realmente gosta, ou realmente precisa, ou simpatiza com o ideal FLOSS (http://pt.wikipedia.org/wiki/FLOSS). É claro, tem um monte de coisa diferente para aprender – mesmo andar de bicicleta é difícil no começo, certo? 🙂

    Quer facilidade, usabilidade, charme e beleza? Use um Mac! (Um dia eu vou ter grana para comprar o meu!). Conheço alguns Javeiros que usam (e pelo que vi, é bem comum entre os programadores Java!).

    Claro, eu gostaria muito que o Linux fosse o mais amigável possível e que agradasse à todos. Enquanto isso não acontece, eu ajudo os amigos a consertar os problemas! 😉

Deixar uma resposta