Java e Ubuntu 9.10 Karmic Koala: Mais dicas

Aproveitando que a gente está no clima de postar correções, tem um aqui que é rapidinho. Um problema bem bizarro tem acontecido com programas em Java no novo Ubuntu: alguns botões não podem ser clicados. Percebi isso no Eclipse e no jEdit, mas creio que pode ocorrer com qualquer programa em Java, como Azureus, jDownloader, entre outros (mas eu não testei nesses, ok?).

Pelo que li, o problema acontece porque ocorreram mudanças no GTK, a biblioteca básica de janelas utilizada no Gnome, e isso talvez deva ser corrigido em uma próxima versão do Java. Entretanto, existe uma forma de contornar esse problema, que é definindo uma variável de ambiente:

export GDK_NATIVE_WINDOWS=true

Isso pode ser colocado globalmente no sistema, mas pensando bem, é melhor deixar para utilizar quando for executar algo em Java, caso contrário, alterará o comportamento geral do sistema. Assim, execute esse comando no seu terminal antes de chamar o eclipse, por exemplo. Outro jeito é criar um shell script que faça isso e chame o seu programa. Seria legal ter um wrapper java para isso… ok, ok… voltei, parei de divagar. 🙂

Então, se alguém conhece uma forma melhor de colocar isso no ar de forma transparente somente para o Java, coloca nos comentários, ok? Obrigado!

Se eu souber de algo, coloco aqui!

P.S.: A fonte da solução veio daqui.

P.S.²: Falaram que tem dado o mesmo problema com o flash, mas eu não vi acontecer, então para mim por enquanto a correção pontual para Java é o suficiente. Se o seu caso é mais geral, então aconselho a colocar a variável globalmente em /etc/environment, ou em /etc/profile.

2 thoughts on “Java e Ubuntu 9.10 Karmic Koala: Mais dicas

  1. Hmm… É verdade. Tem alguns problemas que acontecem por causa do Compiz, que cria os efeitos do desktop. Deve ter alguma configuração para melhorar isso. Se souber de algo, posto aqui. 🙂

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.